Por Vitor RangelDono de uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Cristo Redentor, o Rio de Janeiro concorre a mais um título importante no cenário mundial. O Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, anunciou a candidatura da cidade ao posto de Patrimônio Mundial da Humanidade, na categoria de paisagem cultural. A proposta será analisada no ano que vem, na 36ª Sessão do Centro do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O dossiê de candidatura do Rio foi elaborado e encaminhado para a Unesco pelo Iphan, que contou com a ajuda do Instituto Estadual de Patrimônio Cultural, da prefeitura do Rio e do Ministério da Cultura. As âncoras da candidatura serão a relação do homem com a natureza e as famosas paisagens da cidade, como o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, a Praia de Copacabana, o Jardim Botânico e o Aterro do Flamengo.
Carlos Fernando Andrade, superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, contou que essa é a primeira vez que uma cidade se candidata nessa categoria. "Para nós, é uma chancela importante, porque é um reconhecimento de que uma cidade pode conciliar natureza, cultura, sítio natural e sítio urbano com o patrimônio cultural. Os outros lugares que já foram reconhecidos são ligados a áreas rurais, a sistemas agrícolas tradicionais, a jardins históricos e a outros locais de cunho simbólico ou religioso", disse.
0 comentários:
Postar um comentário