terça-feira, 31 de maio de 2011

Relações Públicas e Responsabilidade Social


O evento Tudo Exige Comunicação foi realizado nesta terça, 31 de maio, na Universidade Candido Mendes, campus Tijuca. O primeiro encontro do ciclo de palestras foi idealizado e produzido pelos alunos da disciplina eletiva Relações Públicas, ministrada pela professora Elza Calazans.

Virgínio Sanches, superintendente de comunicação da UNIMED - Rio e diretor da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJ), Ana Cristina Fiedler, coordenadora de Conteúdo e monitoramento de site e redes sociais para Rock in Rio e Oi Futuro e Gaetano Lops, empreendedor e produtor de eventos esportivos foram os palestrantes convidados para falar sobre sustentabilidade no mundo corporativo, em grandes eventos e nos esportes.

A crise climática mundial e os 10 milhões de refugiados ambientais serviram para Virgínio Sanches ilustrar onde estamos. Quem vai dizer para onde vamos são as pessoas normais (e não mais as grandes corporações), pois terão um poder de influência cada vez maior nas mudanças a serem efetuadas nos hábitos de produção e consumo das sociedades globalizadas. Virgílio disse ainda que o papel do comunicador é fundamental, ele é um intérprete da realidade.

Gaetano Lops ressaltou a importância do legado imaterial que os grandes eventos proporcionam: “o grande valor das empresas são as pessoas”. A acessibilidade, o aumento da auto estima e a inclusão do potencial de gente antes relegada somente às suas comunidades serão ganhos de todos os cidadãos. E esse mercado aquecido exige cada vez mais preparo, onde não basta só estudar, tem que ter vivência.

Ana Cristina Fiedler lembrou que a premissa da comunicação é ensinar e renovar sempre: "Sejam multitarefa. Entrem em redes, façam fotos, escrevam. A comunicação hoje, acabou com a figura do atravessador."  Para Ana, a abertura para a mudança de paradigma no comportamento dos brasileiros, em relação à sustentabilidade, está sendo dada pelo Rock in Rio, uma vez que seus parceiros e fornecedores trabalham de forma difereciada por exigência dos organizadores do festival: energia limpa, captura de carbono, uso de bidegradáveis, baixo impacto de deslocamento de pessoas e cargas, já fazem parte de suas práticas.

No fim do evento, durante a coletiva de imprensa, Virgínio Sanches deixou um conselho para os novos profissionais de comunicação.
- Devemos inspirar pessoas para que sigam mudando. E inspiração vem pela prática diária.




0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons