quarta-feira, 1 de junho de 2011

O trabalho da ABERJE para a valorização da Comunicação Empresarial

Por: Amanda Marinho
Discutir e promover a Comunicação Empresarial como função administrativa, cultural e simbólica de gestão estratégica das organizações e de fortalecimento da Cidadania. Este é o objetivo da ABERJE, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial que incentiva e estimula a aproximação de empresas e profissionais da área de comunicação do mercado local e global. Criada há quarenta anos com a perspectiva de ser uma espécie de associação para donos de jornais, talvez seus idealizadores jamais dimensionaram a importância  e responsabilidade que ela teria hoje transmitindo conhecimento, estimulando o aprimoramento profissional para um mercado cada vez mais competitivo e valorizando o setor da comunicação. Em uma entrevista concedida aos alunos da Universidade Candido Mendes, Virgínio Sanches, superintendente de Comunicação Corporativa da Unimed-Rio e conselheiro da ABERJE-RJ, explica o que é a associação e esclarece as atribuições exercidas por ela
Amanda Marinho: O que é a ABERJ e qual sua finalidade?
Virgínio Sanches: A ABERJH é Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. É uma entidade que tem quarenta anos e nasceu como uma associação de donos de jornais que, com o decorrer do tempo, assumiu um caráter de gestão de conhecimento na área de comunicação empresarial. Reúne hoje cerca de mais de 2.500 empresas no Brasil que possuam atividade de comunicação empresarial, tem um conselho consultivo formado por acadêmicos e professores da área de comunicação empresarial e a função dela é disseminar o conhecimento e a cultura da comunicação das empresas.
Amanda Marinho: Vocês realizam algum tipo de premiação?
Virgínio Sanches: sim, há o prêmio ABERJE, que existe há mais de vinte anos, premiamos os melhores cases de comunicação em vários setores da atividade de comunicação, é um prêmio nacional, tem em cinco regiões no Brasil.
Amanda Marinho: Vocês oferecem cursos de especialização aos profissionais?
Virgínio Sanches: Sim, oferecemos cursos de especialização, palestras gratuitas, cursos de comunicação, MBA internacional, preparação de profissionais, temos um convênio com a Universidade de Syracuse, que é um convênio que faz uma pós-graduação internacional em comunicação, que é para preparar a prática em comunicação empresarial em alto padrão no Brasil. Nós fazemos um Networking para saber o que está acontecendo no mundo de mais moderno em termos de Comunicação Empresarial.
Amanda Marinho: Quanto a questão da sustentabilidade, como a ABERJE atua para incentivar as empresas?
Virgínio Sanches: A ABERJ tem uma série de temas em relação à sustentabilidade, a comunicação da sustentabilidade, inclusive o prêmio ABERJ tem um segmento que é Responsabilidade Social Corporativa. Ela desenvolve uma série de atividades relacionadas à questão da sustentabilidade, mas enfocando a questão do papel da comunicação na responsabilidade social e sustentabilidade
Amanda Marinho: Essa premiação tem por objetivo reconhecer as empresas com padrão de qualidade. Como é feito esse critério?
Virgínio Sanches: As empresas inscrevem seus cases nas devidas categorias, que serão julgados por uma banca de professores universitários convidados, que considerarão alguns trabalhos de acordo com os critérios estabelecidos. Esses trabalhados são premiados regionalmente e depois disputam em São Paulo premiação nacional ABERJE de Comunicação.
Amanda Marinho: Você foi eleito em 2008 “ Personalidade do Ano em Comunicação Empresarial Região Espírito Santo e Rio de Janeiro ” . Você pode falar um pouco sobre esta experiência?    
Virgínio Sanches: Na verdade, foi meio de surpresa, eu não era candidato a nada! (risos). Me concederam por entender que, na ocasião, o trabalho que eu vinha fazendo na Unimed  era um trabalho diferenciado em relação a outros profissionais de comunicação.      

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons