terça-feira, 29 de maio de 2012

Ideias Coletivas


Por Alice Désirée


A Internet possibilitou a difusão de informações. Hoje muitos críticos tem o receio que, com a velocidade com que as notícias viajam através das redes sociais, seus usuários não tenham um conhecimento aprofundado sobre elas. Mas esses meios estão evoluindo e provando o contrário, além de revolucionar a maneira como compartilhamos as ideias.

Há mais de 20 anos, quando a Internet ainda engatinhava, Pierre Lévy, um teórico da comunicação, já estava pensando à frente do mundo. Ele pensava sobre conceitos relacionados ao compartilhamento da informação como forma de construção de um conhecimento coletivo. Para ele, a cibercultura surge através da troca de ideias no meio virtual, onde é possível adquirir conhecimento e assim, criando uma forma de inteligência coletiva.

Na prática, esse conceito só se tornou uma realidade a partir da difusão das redes sociais. Meios como Twitter e Facebook, utilizam de ferramentas de compartilhamento como forma de propagação da informação que circula na Internet. Se antes a informação era passada de pessoa para pessoa, de uma maneira mais lenta, através da mensagem falada em círculos sociais, agora ela passa a ser transmitida de maneira veloz e totalmente concisa, transportando um volume alto de notícias.

Em 2006, Don Tapscott em parceria com Anthony D. Williams, escreveram o livro Wikinomics, que tratava o compartilhamento como forma de crescimento no mundo dos negócios. No livro os autores mostram que as companhias podem crescer economicamente, através de códigos abertos. Código aberto é também conhecido como open source, onde nenhuma forma de venda ou distribuição de determinado produto é restringida. Ou seja, a informação disponibilizada é livre e qualquer um pode adicionar informações a partir das que estão escritas ali.

Dessa maneira, cientistas podem trabalhar juntos, de diferentes locais do mundo, em prol da cura de determinada doença. A mesma regra é válida para outras empresas, independente de seu mercado.

Este ano, foi anunciado pelo Google um novo modelo de buscas. O Knowledge Graph (ou Gráfico do Conhecimento), mostra as pesquisas feitas através de referências. É possível procurar por Leonardo DaVinci e encontrar outros estudiosos que, assim como ele, deixaram um marco na história. Dessa forma, a busca pode ir de Bob Dylan ao Bob Esponja; não porque ambos se chamam Bob, mas porque no caminho entre um e outro há pequenas referências que, através de links, fazem o leitor saltar de uma página a outra em uma busca sem fim.

Google Graph em Inglês


Através do compartilhamento de informações os usuários da Internet poderão se informar melhor sobre determinados conceitos e propagar informações de diversos meios de comunicação. Grandes empresas hoje utilizam as redes sociais pra se aproximar de seu público, saber o que ele fala de seus produtos de mercado e de que maneira ela pode mantê-lo como consumidor potencial. A arte hoje é compartilhada, através de novas tecnologias. Não é necessário propagar a informação através de textos. A Internet é um meio multimídia e o compartilhamento está próximo de se tornar um ciclo sem fim.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons