quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio ambiente é ponto de partida para Rio+20

Evento que acontecerá no mês de Junho no Rio de Janeiro já começou a estimular mudanças no país

Por: Mayra Corrêa

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado  nesta terça-feira, 5 de Junho no Brasil com bastante festa, apenas 15 dias antes do início da Rio+20, conferência que acontecerá no Rio de Janeiro e reunirá diversos representantes do mundo para discutir temas como sustentabilidade e preservação da fauna e flora.

Após um encontro da ONU (Organização das Nações Unidas) em 1972 a data foi escolhida para nível mundial. A reunião oficial entre 113 países discutia desmatamento, poluição das águas, diminuição da biodiversidade, destruição da camada de ozônio, entre outros assuntos. Definiram assim a necessidade da mudança de pensamento da população e abordagem diferencia quanto aos assuntos ligados a Meio Ambiente.

Os objetivos continuam relevantes, tentando criar uma consciência ambiental e incentivar ações políticas. Porém, Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) destacou em uma mensagem para celebrar a data que os objetivos não foram alcançados e na Rio+20 espera definir novos rumos para a sustentabilidade, discutir o desenvolvimento de novas fontes de energia e a criação de novas formas de transporte.

Novas medidas no Brasil

Para celebrar a proximidade do evento, a presidente Dilma Rousseff anunciou ontem novas medidas para a área ambiental. Algumas das medidas anunciadas foram a homologação de unidades de conservação, de terras indígenas e de reservas extrativistas. Também foi anunciado oficialmente medidas que prevêem o fim dos lixões em todo o país (como visto desde o traçado no Plano Nacional de Resíduos Sólidos, aprovado no Congresso Nacional em 2010).

Depois de anunciar 12 vetos e 32 modificações ao Código Florestal aprovado esse ano pelo Congresso ela defende seu posicionamento sustentável “É possível tudo isso e ao mesmo tempo crescer [...], desenvolver sua produção agrícola, sua produção industrial e seus serviços”, como afirmou dia 30. Ainda ontem, em ato simbólico no Palácio do Planalto, a presidente do Brasil “transferiu” o centro de convenções Rio Centro como território considerado pertencente a ONU entre o período da conferência Rio+20.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons